A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma inspeção na fábrica da marca Fugini em Monte Alto (SP) e identificou várias irregularidades. A fábrica operava sem controle de pragas, vetores e temperatura, além de não apresentar rastreabilidade de matéria-prima.

Por causa das falhas na produção, a Anvisa suspendeu por tempo indeterminado a comercialização e uso dos alimentos da marca que saem da unidade.

De acordo com a gerente de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos da Anvisa, Renata Zago, a unidade é de grandes proporções e a equipe encontrou várias irregularidades durante a visita, como a falta de portas necessárias para garantir o controle de pragas e vetores. Além disso, não havia controle de temperatura e rastreabilidade de matéria-prima, que são processos importantes para garantir a qualidade e segurança do produto final.

A fábrica também apresentou erros relacionados à higiene, o que pode impactar na qualidade do produto final. A Anvisa solicitou estudos, resultados de laudos e adequações à empresa, e enquanto isso é feito, o que está dentro da fábrica está parado. A recomendação é de que a maionese Fugini seja recolhida, devido ao uso de ingrediente vencido na fórmula.

A Fugini tem até 120 dias para realizar todo o processo de recolhimento. A Anvisa continuará monitorando o setor de atomatados junto aos órgãos de vigilância estaduais e municipais durante esse período, incluindo outras fábricas da empresa.

A empresa recebeu um prazo de dez dias para apresentar uma adequação ao procedimento de boas práticas, que inclui documentações, estruturas físicas e bons resultados. A Anvisa avaliará as mudanças e poderá realizar uma nova inspeção. A suspensão pode ser mantida ou revogada.